17 de dez. de 2011

CINE SINGULAR - O curta do dia

Miau!
Sinopse
 Uma menina de 10 anos, ao voltar para casa, se depara com um gato que aparentemente sabe falar. Ela então passa por várias situações cômicas na tentativa de fazer o gato falar novamente. Gênero: Animação. Diretor Felipe Almeida. Ano 2011. Local de Produção RJ.Prêmio 2º Lugar na Categoria Animação no Curta Criativo 2011 

Bombou na web nesta semana

A batalha da fofura
A luta de tae kwon do mais intensa da história é o título de um dos vídeos mais cativantes da semana. Trata-se de duas crianças bem pequeninas que, ao que parece, fizeram apenas algumas aulas da arte marcial. Os chutes de costas dos dois atletinhas são o ponto alto.



Urso educado
É educado acenar de volta quando alguém acena para você, certo? Parece que até um urso entende isso. Um casal de turistas avista um urso na beira da estrada e dá tchau. Ele repete o cumprimento e torna-se o Urso educado, no YouTube.


Quebra-Nozes com cristal
Tocar canções do balé O quebra-nozes, de Tchaikóvski, já é difícil para uma orquestra. Uma dupla resolveu inovar e interpretou a obra usando taças de cristal, que produzem som quando alisadas com dedos umedecidos. O resultado é incrível. Teve mais de 200 mil acessos.



Jeitinho barbeiro
Um motorista insistente – e imprudente, diga-se – colocou na cabeça que seu carro caberia numa vaga mínima. Ele faz dezenas de movimentos de manobra para encaixar o carro ali – e em todas as vezes esbarra no veículo estacionado atrás. Houve 3 milhões de acessos.


Presentes ruins
O programa de TV do humorista americano Jimmy Kimmel sugeriu que mães fingissem dar presentes ruins a seus filhos e filmassem sua reação. O resultado é hilário e quase unânime: crianças odeiam receber garrafas vazias, sanduíches mordidos e afins.

 

Pula-pula extremo
Um grupo de jovens especializados em um brinquedo chamado Pogo – um pula-pula moderno – fez imagens radicais usando uma microcâmera acoplada ao aparelho. O vídeo, que teve 200 mil acessos, dá a oportunidade de conhecer mais um esporte estranho via internet.


Fonte: revista Época

16 de dez. de 2011

Natal - Comerciais antigos


Segundo o blog http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/blog, a publicidade é de 1978, e o maestro Rogério Duprat cumprindo o roteiro traçado por Washington Olivetto e Francesc Petit da DPZ, resolveu com maestria a adequação do som do teclado da máquina de escrever Olivetti, modelo Littera 35, à musica “Noite Feliz”, ícone fonográfico do natal em todo o mundo, lendária criação dos austríacos Joseph Mohr e Franz Gruber , estrelada em 25 de dezembro de 1818. Ainda conforme o blog, o filme chama a atenção pela simplicidade e consegue de fato expressar o clima de festas de fim de ano. Na época obteve uma medalha de prata no Anuário do Clube de Criação de São Paulo.
 Mesmo fora do tom, ela tomou conta do espetáculo...

15 de dez. de 2011

Ana Maria Braga escondendo a salsicha

CINE SINGULAR - O curta do dia

Amor!
Sinopse
 Um divertido mas amargo panorama das muitas e diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa corações e mentes.
Gênero: Ficção
 Diretor: José Roberto Torero
 Elenco: Elias Andreato, Guilherme Karam, Paulo Cesar Pereio, Paulo José e Rosi Campos 
 Ano 1994
 Local de Produção: SP
 Ficha Técnica
Produção Zita Carvalhosa Fotografia José Roberto e Eliezer Roteiro José Roberto Torero Edição Paulo Sacramento Direção de Arte Luis Fernando Pereira Trilha original Caco Faria, Lelo Nazário Empresa produtora Cinematográfica Superfilmes Direção de produção Maria Ionescu 
 Prêmios
 Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Brasília 1994
Melhor Montagem no Festival de Brasília 1994
Melhor Roteiro no Festival de Brasília 1994
Melhor Diretor no Festival de Gramado 1994
Melhor Filme - Crítica no Festival de Gramado 1994
Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Gramado 1994
Melhor Montagem no Festival de Gramado 1994
Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1994
Melhor Filme no Festival do Rio BR 1994 

Guerra é guerra

Um grupo de comandos Canon é enviado em uma missão. Seu objetivo: salvar uma garota inocente que foi tomado como refém por terroristas Nikon. Quem acabará por ganhar esta batalha? (You Tube)


As melhores fotos do ano

Sempre gostei de fotos feitas no contraluz, pelo efeito do claro/escuro, nas cores e nas nuances resultantes. O concurso  Travel Photographer of the Year 2011 anunciou nesta semana os vencedores do concurso, entre fotógrafos de quase 90 países. Os trabalhos premiados serão objeto de uma exposição na Royal Geographic Society, em Londres, entre junho e agosto de 2012. As imagens escolhidas também podem ser vistas no site do concurso www.tpoty.com.
A minha preferida é esta:

Natal - nas asas da Varig

Em épocas natalinas de antigamente o jingle da Varig marcou várias gerações.  Hoje só lembranças dos versos do comercial da empresa de aviação que foi à falência. Mas, que não deve se lembrar com  saudade boa daqueles tempo é um grupo de ex-funcionários da finada que ainda pena na justiça, tentando receber o fundo de pensão.

14 de dez. de 2011

Alguém "chupou" de alguém

As duas logomarcas são muito semelhantes...e a inspiração também
As logomarcas do governo do Estado do Espírito e de um site cultural (Creative City Berlin), em Berlim, na Alemanha, são parecidíssimas. Quase iguais. Alguém "chupou" a ideia do outro. Só que o site alemão é mais antigo. Daí, a confusão brasileira.  Segundo o blogdamariazinha.wordpress.com, a logomarca do estado brasileiro foi "criada" pela agência Casa Amarela que presta serviço para o governo daquele estado. E o blog faz cobrança: "Tanto a Casa Amarela quanto o governo do ES tem que vir a público dar informações e explicações detalhadas sobre o caso. Temos que ser informados, inclusive, se e quanto o governo pagou pela logomarca e tudo mais, processo de criação, desenhos iniciais da logomarca, acessos aos sites de internet por parte da Casa Amarelo, para ver se eles passaram pelo site da cidade de Berlim e mais, muito mais. Menos do que isso é inaceitável".

No mundo do sexo

A companhia aérea irlandesa Ryanair lançou um calendário sensual com fotos de 13 de suas funcionárias de lingerie, para arrecadar fundos para uma entidade  de caridade no Reino Unido. O calendário será vendido durante os voos da companhia.


Durante sua participação na gravação de um clipe de Snoop Dog, no Brasil, a funkeira Mulher Maçã posou só de calcinhas e top ao lado do rapper americano e postou a foto no twitter. "Ele não parava de apertar o meu bumbum", comentou ela sobre o encontro.






O autorDarwin Porter biógrafo de Frank Sinatra (1915/1998) disse em entrevista ao jornal Daily Mail que o cantor americano teria atuado em um filme pornô aos 19 anos de idade e recebido 100 dólares pelo trabalho. Para manter o filme longe do conhecimento do público quando se tornou famoso, Sinatra teria buscado a ajuda da Máfia, segundo Porter.




A atriz Scarlett Johansson afirmou que as fotos dela nua que vazaram na internet, em setembro, foram feitas por ela mesma há dois anos para ser enviadas ao ator Ryan Reynolds , seu marido há época. "Não há nada de errado nisso. Eu não fiz um pornô", disse em entrevista à revista americana Vanity Fair .Embora também não haja nenhum problema com os pornôs",completou.
(Fonte: revista Playboy)

13 de dez. de 2011

A beleza em 1 segundo

O relojoeiro francês Nicolas Rieussec, , a quem se atribui a invenção há 190 anos do cronógrafo, capaz de, já naquele tempo, medir um quinto de um segundo, está sendo homenageado por  Montblanc (que produz artigos de luxo que vão de canetas a relógios) e Leo Burnett Milan.A  curadoria de Wim Wenders  pede aos usuários para demonstrar a beleza em um segundo de filme, com desafio para profissionais ou amadores da imagem em movimento, em apenas um segundo, a  beleza. O vencedor ganhará um caríssimo relógio cronógrafo Montblanc modelo Nicolas Rieussec, recém-lançado, que custa 57 mil dólares.
Vejam o vídeo-compilação de vários “1 segundos” enviados por concorrentes de diversos países:

Imagens da intimidade de políticos brasileiros

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea, pertencente à Fundação Getúlio Vargas, está realizando, no Rio de Janeiro, uma exposição que reúne fotos que mostram a intimidade de personalidades da  política brasileira, em momentos da história de cada um. Por exemplo, aquela que mostra o general Ernesto Geisel, quando presidente da República, tomando banho no mar de Honolulu, no Havaí. Uma outra: Tancredo Neves, com menos de 10 anos de idade, fantasiado no Carnaval de São João del Rei. São imagens de 33 políticos em cenas prosaicas, distantes dos gabinetes e livres das agendas oficiais.
Vejam algumas:

Getúlio Vargas (à esquerda) abraça seu pai, Manuel do Nascimento Vargas. À direita, seu irmão Viriato Vargas (1935)

Ernesto Geisel toma banho de mar no Havaí (13-14/9/1976)
Familiares de Quintino Bocaiúva, em visita a seu túmulo. Rio de Janeiro (11/6/1913)
 
Ruth Marinho e Ulysses Guimarães. Angra dos Reis (RJ), (1980/1988)

João Goulart e o chimarrão. Rio Grande do Sul (4/1963)



 

12 de dez. de 2011

O recado do Calé

Meu amigo Calé Alencar comunica que nesta terça, 13 de dezembro, 15 horas, na Universitária FM, 107.9 MHz, ele estará  mostrando a obra de Luiz Gonzaga em belas interpretações de Sonar, Marisa Monte, Carmen Miranda, Miho Hatori & Forró in the Dark, Raimundo Fagner, Gal Costa, Milton Nascimento, Zeca Baleiro, Quinteto da Paraíba e Djavan. É a estreia do programa A Hora do Rei, trazendo a música do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seus intérpretes pelo Brasil e pelo mundo.
Fica a dica:  sintonizar a Universitária FM e prestigiar o programa do Calé Alencar.

No início da carreira, Luiz Gonzaga e seu parceiro Humberto Teixeira






CINE SINGULAR - O curta do dia

A Casa
Sinopse
 Ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.
Gênero: Animação
 Diretor: Andrés Lieban
 Local de Produção: RJ
 Ficha Técnica
Produção Fernando Faro Roteiro Andrés Lieban Animação Andrés Lieban Empresa(s) produtora(s) Laboratório de Desenhos, Editora Delta Produção Executiva André Koogan Breitman Finalização Proview Produções Música Sincronizada Vinícius de Moraes Interpretação musical Boca Livre   
 Prêmios
Melhor Trilha Sonora no Anima Mundi 2004
Premier Internacional no Film Festival of the World 2004   
 Festivais
Festival Internacional de Cinema Infantil 2004
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis 2005

Natal dos Bigodeanos

Recebi do confrade Ricardo Machado, da Confraria Bigodeana, o aviso para a festa de confraternização, lá no Largo do Bigode, na Cidade 2.000.
O convite:
"Caras confreiras, distintos confrades e estimados (a) simpatizantes,
Será na quarta próxima, dia 14, às 19 horas, a tradicionalíssima confraternização de fim de ano da Confraria Bigodeana. Tirante o próprio Papai Noel, o nosso internacionalmente consagrado Roberto Carlos Arruda Cover comandará a noite de sublime e fraterno congraçamento.
Em tempo: não esqueça de levar um pratinho qualquer para compartilhar o pão com os demais".
A foto feita no ano passado, no Largo do Bigode, aparecendo uma pomba posando no braço do nosso "Roberto Carlos", o registro, por sinal,  é um feliz flagrante jornalístico, realizado pelo Ricardo Machado, autor da imagem:

Novo filme do Homem-Aranha

Vejam primeiro trailer legendado de O Espetacular Homem-Aranha. O filme é estrelado por Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Martin Sheen e Sally Field, com direção de Marc Webb. Longa-metragem estreia em 3 de julho de 2012. (You Tube)

11 de dez. de 2011

Luana Piovani nua na Trip

A revista Trip divulgou a capa de sua edição com o novo ensaio nu de Luana Piovani, 35 anos, que chega às bancas no dia 16 de dezembro. A atriz fotografou para a revista quando já estava grávida de seu primeiro filho com o surfista Pedro Scooby.
Em novembro, Luana estava nas páginas de entrevista da publicação e explicava o motivo de não posar sem roupa para outras revistas masculinas.
"Queria fazer um ensaio sem ficar posando de quatro, sem ficar botando dedinho na boca, fazendo cara de ‘vem me pegar’. Quero fazer um trabalho mais conectado à arte, mais atrelado à atitude, com a gargalhada, com o não fazer cara de nada", argumentou.
Este é o quarto ensaio de Luana para a Trip. A loira posou pela primeira vez para a revista em 1997, quando tinha 20 anos.

DVD - Lançamento

O Cangaceiro


Adoniran Barbosa teve participação especial, fazendo papel de um bandido
Grande sucesso da Companhia Vera Cruz, o filme O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto (1953) inaugurou o gênero "filme de cangaço", e ficou sendo o melhor exemplar da categoria e um clássico do cinema brasileiro. O filme conta a história do bando liderado pelo cruel Galdino (Milton Ribeiro), que, depois de invadir e saquear vilarejos, sequestra uma professora  (Marisa Prado). Quando um dos cangaceiros (Alberto Ruschel) se apaixona e foge com ela, tem início um perseguição pela caatinga (na verdade uma fazenda no interior paulista). O impecável artesanato da Vera Cruz inclui a fotografia do inglês Chick Fowle, diálogos de Rachel de Queiroz, desenho e produção de Caribé e trilha sonora de Gabriel Migliori (com destaque para o clássico Mulher Rendeira) . Há também uma curiosa participação de Adoniran Barbosa como um fora da lei. Esta versão restaurada inclui um DVD extra com um ótimo documentário sobre o diretor. Premiado no Festival de Cannes (melhor filme de aventura) O Cangaceiro foi descrito pelo  crítico americano Pauline Kael como "algo como um bom western americano dirigido por um sádico".(revista Veja)

Bombou na web nesta semana

Nadal dança Teló
O sertanejo universitário do brasileiro Michel Teló tornou-se inevitável. Até Rafael Nadal, um dos maiores tenistas do mundo, entrou na dança com o sucesso “Ai, se eu te pego”. Foi na comemoração pela vitória da Espanha na Copa Davis, numa casa de shows.

Violoncelista nerd
 Para o famoso violoncelista Steven Sharp Nelson, não basta ser nerd. Ele resolveu fazer uma homenagem ao filme Guerra nas estrelas interpretando a “Marcha imperial”, tema do vilão Darth Vader – e a caráter. No lugar dos arcos, usou sabres de luz.

Taekwondo com dedos
É possível simular movimentos de tae kwon do, arte marcial baseada em golpes com as pernas, usando os dedos das mãos? Um coreano mostrou que sim. Num programa da TV local, ele vestiu sua mão com quimono e ensaiou os movimentos da luta.

Golfinho mecânico
O piloto de jet ski francês Frank Zapata provocou inveja nos internautas ao demonstrar suas habilidades em uma engenhoca de jatos d’água que o fez saltar como um golfinho e flutuar sobre o mar. A máquina, chamada flyboard, ainda está em fase de testes.

Na creche com Ramones
Um professor ocidental da creche da Sullivan School, na Coreia, fez um coral pouco usual com seus aluninhos. Plugou uma guitarra no amplificador com distorção e interpretou, com eles, o sucesso “Judy is a punk”, da banda punk americana Ramones.
Fonte: revista Época