15 de jul. de 2011

CINE SINGULAR- O  curta do dia
Por Dúvida das Vias
Sinopse
 Uma estagiária de Jornalismo faz sua primeira reportagem em uma repartição pública, perdendo-se nos meandros burocráticos.
Gênero: Ficção
 Diretor; Betse de Paula
 Elenco: Alcione Araújo, André Barros, Carlos Gregório, Cininha de Paula, Hugo Carvana, José Joffily, Louise Cardoso, Marcos Palmeira, Marieta Severo e Silvia Buarque
 Ano: 1988
 Local de Produção: RJ
  Ficha Técnica
Produção Alvarina S. Silva Co-produção Embrafilmes, Skylight, Sunlight, L.C.Barreto, Cabana da ponte, Cal Braga, Mills Fotografia Jacques Cheuiche Roteiro Betse de Paula Edição Gilberto Santeiro Empresa(s) produtora(s) Mapa Filmes Som Luis Carlos Saldanha Edição de som Virgínia Flores Produção Executiva Alvarina Souza Silva Montagem Gilberto Santeiro Música David Tygel   
 Prêmios
Prêmio Edital de Curtas-Metragens Embrafilme no Embrafilme 1988
Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Gramado 1988
Melhor direção no Festival do Maranhão 1988
Melhor Filme no Festival do Maranhão 1988   
  Festivais
 Festival de Havana 1989
Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2001
Festival de Arte e Cultura da Cultvídeo 2002
Festival Joseph Paps - NY 1990


Artes plásticas inspiram a moda
As artes plásticas sempre foram inspiradoras da moda. Mestres da pintura foram homenageados com um desfile de roupas, destacando suas principais obras. Vejam:

WARHOL + HOYLE: Em 2008, a onipresente Marilyn Monroe de Andy Warhol se revelou por entre as dobras de um vestido plissado de Hannah Hoyle.

VAN GOGH + SAINT-LAURENT: Os lírios e girassóis de Vincent Van Gogh, pintados no século 19, foram parar nestas jaquetas que Yves Saint-Laurent desenhou em 1988.

PICASSO + SAINT-LAURENT: Pablo Picasso pintou diversos arlequins ao longo da carreira, que depois inspiraram Yves Saint-Laurent a criar várias peças de destaque em suas coleções.

MONET + KRIEMLER: As pinceladas fluidas das telas impressionistas de Claude Monet voltaram às passarelas em 2009, na coleção criada por Albert Kriemler para a grife Akris.
Vida do autor de
je t'aime moi non plus
é tema de filme


Quem, gozando plena juventude lá pelos anos 60 do século não se lembra e ter dançado ao som de je t'aime moi non plus. A música ainda hoje campeã de audiência em dez dentre dez motéis do mundo provocou o maior escândalo na França (pelos sussurros e gemidos que simulavam o ato sexual) e teve sua veiculação vetada em vários países por causa do conteúdo altamente erótico.
Tudo isso que escrevi acima é para contextualizar o filme Gainsbourg - O Homem Que Amava as Mulheres conta a história do autor da tão polêmica música, Serge Gainsbourg. É a história de um jovem e tímido poeta que deixa para trás suas pinturas e seu quarto para deslumbrar as platéias de clubes noturnos e tomar o mundo com seu talento nos turbulentos anos 60. É uma vida “heróica”, onde as criaturas de sua cabeça ganham corpo na tela, e sua eloquência combina com seus escandalosos casos de amor com lindas mulheres como Brigitte Bardot e Janes Birkin.
Detalhe: je t'aime moi non plus foi composta por Gainsbourg, originalmente para a atriz Brigitte Bardot só que acabou resultando num affair, já que Bardot era casado com o fotógrafo e milionário alemão Gunter Sacs e temia que a composição lhe causasse embaraço. Gainsbourg não desistiu de sua criação e encontrou outra musa, a modelo inglesa Jane Birkin. De sua relação com ela nasceria uma filha, a atriz Charlotte Gainsbourg.
O filme tem roteiro e direção de Joann Sfar e é estrelado por Eric Elmosnimo, Lucy Gordon, Letitia Casta e Anna Mouglalis.



FRASES (recentes)
“Em 2014, posso fazer a maldade mais elástica, impensável, maquiavélica. E sabe o que vai acontecer? Nada. Porque eu saio em 2015 (da presidência da CBF). E aí acabou”.
Ricardo Teixeira, presidente da CBF, em entrevista  à revista Piauí, sobre a possibilidade de ele não dar credencial a jornalistas ou mudar horário de jogos da Copa. Sobre as denúncias de corrupção atesta: “Não ligo. Aliás, caguei. Caguei montão”.

“Não chego a dar oito por dia, mas três eu garanto”.
Fábio Jr., cantor, para a revista Playboy, e continua sobre sua relação com o sexo: “Não sei se sou viciado, mas gosto que me enrosco”.    

14 de jul. de 2011

Tinhorão detona João Gilberto, Tom Jobim e Cartola
Lendo a revista Cult deste mês, vi a entrevista com o crítico e pesquisador musical  José Ramos Tinhorão, figura ácida do panorama musical brasileiro que não deixa por menos soltar seu petardos contra a turma da Bossa Nova, especialmente João Gilberto. Sobre a principal música da Bossa Nova, Chega de Saudade, Tinhorão disparou:  “Tenho uma grande lista de referências anteriores a melodias de Tom Jobim, como saber que Chega de Saudade vem do tema do filme Sob o Domínio do Mal, de 1962, de John Frankenheimer. Desafinado é igual a uma canção do Gilberto Alves, e Eu sei que vou te amar é a mesma melodia de Dancing in the Dark.
João Gilberto é um cara meio fora de esquadro. Não é um sujeito de ligar muito para as pessoas,  e foi malandro, aproveitou-se da fama e cultiva o folclore em torno disso, do atraso, da dúvida sobre ele ir ou não aos shows. O mérito dele é inegável, mas esses caras  viram elefantes brancos. Coitado, já viu como está a voz dele? Nem consegue articular direito. E a culpa é do ar condicionado. Esse admiro, é um espertalhão”.
E sobre Cartola ele fez uma  descoberta que “me deixou muito triste. Descobri que a melodia de As Rosas Não Falam, de Cartola, na verdade é de dois caras  do jazz. A melodia vem de La Rosita, de Coleman Hawkins e Ben Wester”.
E não é que o cara tem razão. Fui no You Tube e ouvi La Rosita. Se não é plágio, pode ser coincidência, mas que Cartola ouviu a música, não tenho dúvidas.
Escutem La Rosita

13 de jul. de 2011

Grande Paul McCartney
Yesterday é o vídeo mais visto de um show dos Beatles, numa interpretação solo belíssima de Paul McCartney. Agora, vejam como os companheiros o apresentam: George Harrison, com galhofa e ao final John Lennon entrega um  “buquê” de flores. Será se foi inveja ou despeita? 

12 de jul. de 2011

CINE SINGULAR – 0  curta do dia
Amor!
Sinopse
 Um divertido mas amargo panorama das muitas e diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa corações e mentes.
Gênero: Ficção
 Diretor: José Roberto Torero
 Elenco: Elias Andreato, Guilherme Karam, Paulo Cesar Pereio, Paulo José e Rosi Campos
 Ano 1994
 Local de Produção: SP
 Ficha Técnica
Produção Zita Carvalhosa Fotografia José Roberto Eliezer Roteiro José Roberto Torero Edição Paulo Sacramento Direção de Arte Luis Fernando Pereira Trilha original Caco Faria e Lelo Nazário Empresa(s) produtora(s) Cinematográfica Superfilmes Direção de produção Maria Ionescu   
 Prêmios
 Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Brasília 1994
Melhor Montagem no Festival de Brasília 1994
Melhor Roteiro no Festival de Brasília 1994
Melhor Diretor no Festival de Gramado 1994
Melhor Filme - Crítica no Festival de Gramado 1994
Melhor Filme - Júri Popular no Festival de Gramado 1994
Melhor Montagem no Festival de Gramado 1994
Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1994
Melhor Filme no Festival do Rio BR 1994    

O dilatador de Ronaldo

Esse Ronaldo Fenômeno é um marqueteiro espertíssimo, pois o cara até na despedida da seleção brasileira, usou um dilatador de nariz, fazendo comercial de uma empresa do ramo. A última imagem do ídolo em campo: suado, muito barrigudo e usando um dilatador de nariz. Em casa, os espectadores da Globo tiveram uma informação complementar: entre a despedida de Galvão Bueno e a chamada do Jornal da Globo, o único comercial exibido foi o do Respire Melhor, o dilatador do nariz que Ronaldo usara sem nenhum motivo.
Como fotografar
Já tinha visto a engenhoca de efeito dominó servir até para lançamento de música, mas fotografar é a primeira vez. Vejam como ficou interessante:

11 de jul. de 2011

Walter Casagrande chora ao falar de problemas com as drogas. Veja

Da Redação do Comunique-se

O comentarista esportivo da Rede Globo Walter Casagrande Júnior chorou ao participar, no domingo (10/7), do Domingão do Faustão. Ao entrar nos estúdios da atração, o apresentador Fausto Silva informou aos telespectadores que o ex-atacante não iria falar da carreira dentro ou fora dos campos, mas, sim, “da vida”. A referência foi aos problemas com drogas de Casão, que chegou a ficar internado em uma clínica de recuperação e, consequentemente, afastado da TV, entre 2007 e 2008.
Casagrande revelou que sua relação com as drogas começou na adolescência por “curiosidade de adolescente”, mas que a dependência se agravou após ele encerrar a carreira de jogador profissional em 1994, aos 31 anos. “Me faltava alguma coisa. Eu não percebia se era felicidade ou infelicidade. Não era uma coisa determinada, era uma coisa que eu não conseguia identificar, mas dentro de mim faltava alguma coisa”, explicou ao comentar que escolheu “erroneamente um falso prazer” das tais substâncias.
Na conversa com Faustão, o comentarista também afirmou ser dependente químico, que vive em tratamento com três psicólogas e faz terapia com psiquiatra. Casagrande, que atualmente cobre a Copa América, declarou que a droga ‘congela’ os sentimentos e que, apesar dor problemas, demorou para aceitar que precisava de ajuda.
Ao ver seus filhos Leonardo e Victor Hugo e seus pais, Zilda e Walter, falarem sobre as dificuldades de ter alguém da família viciado em drogas, Casagrande não se conteve e chorou no palco do Domingão do Faustão.
Veja a entrevista de Casagrande no Domingão do Faustão:



Modelo & pianista
Juliana D’Agostini acaba de lançar seu segundo CD ao piano, tocando Schubert, Vila Lobos e Grieg. Aos 24 anos, Juliana vai desfilar em Miami e lançará o CB. Com esguios 1,75 m e 55 quilos, Juliana também é modelo, já tendo desfilado em Nova York, Paris e embarcará para Miami na próxima semana.

DICA
Nas locadoras
Chega às locadoras A lenda dos guardiões, o filme conta a história de Soren uma jovem coruja que era fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de Ga'Hoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande guerra para salvar todas as corujas dos maldosos Pure Ones. Por causa da inveja de seu irmão mais velho Kludd que não suporta a predileção de seu pai pelo irmão mais novo, Soren se mete em perigo caindo nas garras dos Pure Ones, ele faz uma fuga audaciosa com outras jovens corujas em sua companhia, eles vão em busca da Great Tree , o lar dos lendários Guardiões de Ga'Hoole a única esperança deles para derrotar os Pures Ones e salvar o reino das corujas.


Trambolho perigoso
Sábado, pela manhã, na Av. Engenheiro Santana Jr., no bairro Papicu: pista molhada, o trânsito caótico (como sempre) e vejam a irresponsabilidade trafegando pondo em risco carros, motos e quem estivesse atrás desse trambolho. Nesses momento não aparece um azulzinho para multar o motorista e tirar o perigo de circulação.
Divertido de fazer
A volkswagem lançou um viral super interessante e com uma mensagem dizendo que a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor é torná-lo divertido de fazer.
Vejam: