20 de nov. de 2010

Uma rosa e dois homens

Vídeo do canadense Norman McLaren instiga reflexões sobre comportamento das pessoas

Caso Prates: Senador pede que donos da TV RBS esclareçam comentário de jornalista

Deu no Comunique-se

O senador Magno Malta (PR-ES) defende que os donos da RBS (SC), afiliada da TV Globo, esclareçam o comentário de Luiz Carlos Prates, que em seu quadro, no Jornal do Almoço, culpou as pessoas de baixa renda pelo trânsito nas estradas. Na ocasião, Prates usou termos como “miseráveis” e “desgraçados” para descrever os novos consumidores, que conseguem comprar automóveis pelo crédito fácil.
“(...) traga aqui os donos e esse jornalista macho que ataca a honra das pessoas mais simples desse País sem o menor escrúpulo (...) Convoca os donos, faz uma denúncia na Anatel, no Ministério das Comunicações”, declarou o senador, sugerindo a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que faça a proposta ao presidente da Casa. Segundo Malta, por se tratar de uma concessão pública, os donos da TV RBS (SC) e o jornalista devem esclarecer o fato.
Malta fez o pedido durante o pronunciamento da senadora, que atacou Prates, em sessão nesta quinta-feira (18/11). “Eu considero esse assunto tão grave, tão delicado (...) Um jornalista utilizando a concessão pública para fazer a propagação do preconceito contra as pessoas de menor poder aquisitivo, dos ‘miseráveis’, como ele denominou”, contestou Ideli.
Após a sugestão do senador, Ideli informou que pedirá que o Senado tome alguma medida, de acordo com a proposta de Malta. O senador Paulo Paim também concordou com a ideia (PT-RS).



Revejam o discurso do jornalista aloprado:

19 de nov. de 2010

Deu no Comunique-se - Comentarista da RBS cria polêmica após culpar "pobres" pelo trânsito

Anderson Scardoelli

A participação do jornalista Luiz Carlos Prates na edição de segunda-feira (15/11) do Jornal do Almoço, telejornalístico da RBS-SC, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, repercutiu em outros veículos de comunicação e nas redes sociais. O comentarista está sendo criticado por dizer que o problema do trânsito urbano está relacionado ao fato de pessoas de baixa renda adquirirem carros com mais facilidade.

Popularização do automóvel
Questionado pelo apresentador Mário Motta sobre os motivos de em Santa Catarina ter tido 11 mortes em acidentes nas rodovias do estado, durante o último feriado, o comentarista disse que o maior problema é a "popularização do automóvel". Prates também ofendeu os pedestres que param nas estradas para ver os acidentes, ao chamá-los de "desgraçados" e "insanos".
"Hoje, qualquer miserável tem um carro. O sujeito jamais lê um livro, mora apertado em uma gaiola que hoje chamam de apartamento. Não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro na garagem", disse Prates, em seu comentário na afiliada da TV Globo em Santa Catarina.

Culpa do governo
Além de criticar os motoristas e os pedestres, Prates ainda cita o Estado como responsável por essa "entontecia" e "falta de respeito". "Resultado deste governo espúrio que popularizou pelo crédito fácil o carro para quem nunca tinha lido um livro", disse.
Procurada pela reportagem do Comunique-se, a direção da RBS não se pronunciou sobre a repercussão do caso.


Veja o vídeo com o comentário de Prates

LUZES DA CIDADE
Colírio de bougainvilles

Entre os  vegetais, tenho uma predileção especial por aquela que é considerada “a rainha das trepadeiras”: bougainville ou riso-do-campo, como é conhecida por aqui. Quando viajo pelas estradas, gosto de observar aquele arco-íris de floração em plena seca e sol inclementes, pois ela é altamente resistente ao calor e falta d’água. 
Aqui perto do meu ap. existe um muro de uma residência (Rua Tarcísio Bonfim) que é um colírio de bougainvilles.  

Homenagem ao poeta da Vila

A revista Bravo! deste mês anunciou os melhores do ano, do Prêmio Bravo! que além das categorias tradicionais, lançou uma dedicada à Arte Digital. Designers, cineastas e artistas plásticos criaram vídeos tendo como tema o cantor e compositor Noel Rosa (o homenageado do Prêmio). Quem levou o primeiro prêmio foi Fita Amarela, um primor de vídeo de autoria de Leandro Araújo e Rômulo Fróes.
Simplesmente espetacular: 






Milton Nascimento reaparece

Milton Nascimento relembra velhos tempos criativos e volta à sua mítica cidade de Três Pontas, reencontra com amigos  (principalmente Wagner Tiso, presente em 11 das 16 faixas), reuniu jovens músicos e compositores e gravou o mais recente CD: E a Gente Sonhando. A faixa-título do disco E a Gente Sonhando é uma das composições mais antigas de Milton, do ano de 1965, e a primeira de sua autoria, registrada em disco.
Vejam aí ele falando desse seu novo projeto musical:

18 de nov. de 2010

Os bonequinhos
 legos e a história
 da humanidade

Mais conhecido por Balakov no meio artístico e detentor de fama mundial, Mike Stimpson é famoso por usar bonequinhos Lego (ele é fascinado por miniaturas) para reler fotos que ficaram mundialmente famosas. Vejam vários exemplos:

Recriação Lego de fotografia de Joe Rosenthal, de 1945 "Levantando a bandeira em Iwo Jima".




.
Reconstrução lego da fotografia de 1932 "Almoço no topo de um arranha-céu" por Charles Ebbets



Recriação lego da fotografia de Alfred Eisenstaedt, num dos pontos mais visitados de Nova York, a Times Square. Uma casal festeja o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.



O protesto de John Lennon e Yoko Ono, em 1969, clamando pela paz mundial, no hotel de Amsterdã, onde passavam a lua de de mel.




O Soldado Tombando , foto de 1936 tirada por Robert Capa, na Guerra Civil Espanhola. O miliciano baleada, lutava contra os franquistas.

O holandês assobiador

Deu no blog do Noblat

Mariângela Guimarães  do blog Amsterdã, Meca da Contracultura


Já pensou em ganhar a vida assobiando?
É uma opção para poucos. Um deles é o holandês Geert Chatrou, tricampeão mundial de assobio (pois é, existe até competição internacional!).
Chatrou assobia desde criança, mas transformar o que era puro prazer em profissão aconteceu por acaso. A cunhada, que se irritava com seu assobio constante, quis se “vingar” e o inscreveu no campeonato internacional de assobiadores, em 2004.
Geert Chatrou venceu a competição e seu virtuosismo na arte do assobio passou a ser reconhecido como um talento raro. Hoje ele assobia profissionalmente, inclusive acompanhado por bandas e orquestras.
Neste vídeo (amador), um momento informal do holandês assobiador:


Passando o tempo e...
aprendendo um jeito de
 estacionar carro


17 de nov. de 2010

LUZES DA CIDADE
A bateria do Luiz

A bateria é o instrumento de um conjunto musical que sempre me fascinou, muito mais do que os outros. O Netinho, baterista da banda Os Incríveis (sucesso na Jovem Guarda), por exemplo, tinha uma percussão original que cadenciava os outros integrantes do grupo. Aquela batida, na hora certa, marcando o charme dos Incríveis.
Mas, o que quero falar mesmo é de um outro artista, o Luiz, artesão que encontrei na Praça José de Alencar, criando peças artesanais do mais fino bom gosto. O especialidade dele, pra mim, é muito especial: montar bateria. A  partir da utilização de arame, envolvendo pedaços de plásticos e de latinhas de guaraná, o artista cria cada peça!
Preços: 5 reais (as menores) e 10 (as maiores)






















16 de nov. de 2010

O gol mais bonito de 2010

O atacante Neymar está na briga para saber quem marcou o gol mais bonito de 2010. O craque santista foi selecionado para brigar pelo Prêmio Puskas, criado pela Fifa e que será entregue na cerimônia da escolha do Jogador do Ano, agora nomeado Bola de Ouro (prêmio unificado com o da revista France Football), que acontecerá no dia 10 de janeiro de 2011, em Zurique.

O golaço marcado por Neymar contra o Santo André, no dia 4 de fevereiro deste ano, no Estádio Bruno José Daniel, pelo Campeonato Paulista - quando o Santos venceu o time da casa por 2 a 1 -, foi selecionado pela Fifa, e irá concorrer com outros lindos gols. Entre eles, o do argentino Lionel Messi pelo Barcelona, na vitória de 3 a 0 sobre o Valência, no dia 14 de março.

Os demais candidatos ao gol mais bonito de 2010 são Altintop (Turquia), Burrows (Irlanda do Norte), Hallenius (Suécia), Nasri (França), Robben (Holanda), Tshabalala (África do Sul), Van Bronckhorst (Holanda) e Yokoyama (Japão. (Fonte iG)
Vejam o gol de Neymar:




Mas o meu voto vai para o japonês Yokoyama que driblou quase todo o time adversário,  a la Maradona. Um golaço:



Enquanto isso, o lance mais bizarro de 2010

Já que a Fifa vai escolher o gol mais bonito deste ano, sugiro que seja indicado também o gol mais fácil de fazer. A partida foi entre  Qatar e Uzbequistão pelas quartas de final dos Jogos da Ásia.Com o gol completamente livre,o jogador  Khalfan Fahad estava com tudo, mas na hora H...

Perigo na pista (IV)


Reparem como as coisas funcionam em alguns órgãos públicos: na sexta-feira passada liguei para a Secretaria Executiva Regional (SER) II para formalizar denúncia sobre a falta de sinalização e de iluminação na curva existente na entrada da Cidade 2.000. Depois de falar com vários servidores, finalmente localizei o setor responsável pelo assunto. Dei todas as informações para a servidora Rose. Certamente, como era uma sexta-feira, véspera de feriadão, o pensamento já no lazer, ela adiou o trabalho de lavrar um simples registro de protocolo para hoje (terça-feira). Mesmo achando uma sacanagem funcional, fiquei na minha, não estribuchei.
Hoje, às 15 horas, como ficou combinado, liguei para a senhora ou senhorita Rose, e, em menos de três minutos, ela  forneceu os números dos dois protocolos: 1476282010 (Sinalização) e 1476312010 (Melhoria de Iluminação).
Aí, eu perguntei:
-E agora ?
 Pensando que acabava, naquele momento, o meu dever de cidadão em comunicar aos chamados órgãos competentes a existência de problemas urbanos, E a partir daí, as providências fossem encaminhadas para os setores específicos e as querelas resolvidas. Que nada.
Fiquei espantado com o que ela falou:
-Agora vamos enviar o processo para a AMC (Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza) e só daqui a 50 ou 60 dias é que poderemos dar uma resposta.
Eu, perplexo:
-Como??? Só no próximo ano é que os serviços de sinalização e iluminação da rua poderão ser feitos???  Minha senhora, como eu já lhe disse, quase todos os dias estão acontecendo batidas no local, sábado passado foi a mais recente. Mande lá uma equipe daí para ver o estrago. Ainda bem que até agora só se registraram danos materiais. Graças a Deus, nenhuma morte.
Depois da minha argumentação, ela disse que eu ligasse no próximo dia 25 para saber como está a tramitação dos dois processos protocolados.
Vou ficar no pé da D. Rose, por enquanto. Depois, vou subindo na hierarquia dos órgãos municipais.
 
Os pedaços de cimento continuam espalhados na pista, desde sábado

15 de nov. de 2010

 
Recebi da minha filhinha Bárbara Farias a seguinte sugestão: "Pai, na Ásia, para divulgar o lançamento do modelo "Cruze T", a Chevrolet adaptou um estúdio e construiu um cenário baseado no jogo pacman. Pode ser um ótimo vídeo pra colocar no blog, que tal?".
E coloquei, vejam:
Interagindo com o público
A idéia de realizar filmes publicitários, usando o flashmod (ação de um grupo de artistas parar o público), não é nova. Acontece que tem gente que faz com a maior competência profissional. É o caso da firma alemã T-Mobile, especializada na venda de telefones móveis e já realizou várias peças.
 Show de bola.
Vejam o primeiro:

Este  foi filmado, às 11h de quinta-feira 15 de janeiro de 2009, na estação, de Liverpool Street, London:



A interpretação coletiva de Hey Jude,  no Trafalgar Square, em 2009.



Neste Flashmob, passageiros que desembarcavam no terminal 5 do Heathrow Airport em Londres foram recebidos por pessoas cantando e desejando boas vindas. Veja como ficou:

"Repórter" Tiririca descasca Enem

Passando o tempo com o fofinho elétrico

Espíritas se mobilizam para estreia de documentário

As Cartas Psicografadas por Chico Xavier 
tem gerado corrente de apoio

Marco Tomazzoni, iG São Paulo


Nosso Lar acaba de ultrapassar a marca de 4 milhões de espectadores e o cinema espírita, responsável por arrecadar R$ 66 milhões este ano nas bilheterias brasileiras, ganha mais um representante desde a última sexta-feira (12). O documentário As Cartas Psicografadas por Chico Xavier registra histórias dolorosas de famílias que receberam mensagens de parentes através do médium, nais quais o recado é claro: a morte não é o ponto final. A estreia foi bem menos ambiciosa do que a de Nosso Lar e da cinebiografia Chico Xavier" – com distribuição própria, a diretora Cristiana Grumbach conseguiu num primeiro momento levar o filme a quase todas as capitais, apesar do número limitado de cópias. O baixo poder de fogo vem sendo compensado por um fenômeno interessante: o público está se mobilizando e criando campanhas trazer Cartas" a sua cidade.

"A gente está recebendo uma quantidade absurda de emails, de pessoas querendo montar grupos para poder assistir ao filme", conta Cristiana em entrevista ao iG. A diretora cita o caso de um entusiasta de João Pessoa. Desconhecido, o homem bancou do próprio bolso três sessões do documentário porque o exibidor não estava interessado em colocá-lo em cartaz. Sozinho, está fazendo camisetas e tratando de divulgar Cartas na região. "Tem sido assim com pessoas do Brasil inteiro. A questão espírita move isso. Os espíritas tem uma coisa militante, espontânea, abraçam a causa."

A recepção fria do circuito exibidor, segundo Cristiana, está relacionada ao gênero documental, encarado como "filme de arte", entre aspas, como faz questão de frisar, pelos empresários. "Tem umas coisas assim, do pessoal dizer 'argh' quando ouve que é documentário. Não sei nem o que filme de arte significa, se é filme de pouco público ou algo assim. Mas ao mesmo tempo estamos estreando junto com muitos outros. É uma briga de cachorro grande."

14 de nov. de 2010

Bombou na web
nesta semana
Alguns dizem que a maconha acalma. Um vídeo de sucesso prova que pelo menos o reggae de Bob Marley, um notório adepto da droga, tem esse efeito. Mostra um menino aparentando 1 ano de idade, irritado dentro do carro, e uma pessoa tentando colocar nele o cinto de segurança. Quando o pai põe no rádio a canção Buffalo soldier, de Marley, o menino para na hora, começa a sorrir e balançar a cabeça, no ritmo. Foram mais de 2 milhões de acessos em poucos dias.    



A propaganda de um shopping de Teresina- PI, gerou repercussão nacional na internet. O texto do anúncio do Pintos Shopping que tem Reginaldo Gianecchini como garoto-propaganda – combinado com o nome do anunciante -, foi interpretado de forma jocosa: “Tudo o que você mais gosta no lugar que você sempre quis”. Internautas suspeitaram que era uma montagem humorística. Não era.



Uma moça do Distrito Federal perdeu a prova do Enem por alguns segundos. O vídeo mostra o momento quando o portão se fechou. O Ministério da Educação recomendou uma hora de antecedência aos alunos. O vídeo teve mais de 600 mil acessos.


Fonte: revista Época
LUZES DA CIDADE

Pastel com caldo de cana (gelado)

Ontem, cumpri um antigo costume: saborear pastel de carne com um gelado caldo de cana, feito na hora.  Onde: na tradicional (mais de 80 anos no mercado ) Leão do Sul, na praça do Ferreira . O ambiente é simples, porém aconchegante  e com cheiro da Fortaleza Descalça (uma exposição de fotos antigas da cidade), como dizia o poeta e memorialista Otacílio de Azevêdo.
Exposição fotográfica focaliza a ambientação de Fortaleza de meados do século passado