23 de out. de 2010

LUZES DA CIDADE
O cantor da paz

O canto de Samuel da Costa tem uma missão nobre: reconciliar casais. Há mais de dez anos, vivendo  pelas praças e ruas do Centro da Cidade, o artista canta clássicos da Música Popular Brasileira em troca de alguns trocados oferecidos pelos transeuntes. Ele se diz feliz,  acredita que tem uma missão de paz, e que por meio  do romantismo das canções já conseguiu unir muitos casais em desavenças.  

'Um tranco no cara'

Renata Lo Prete (do blog do Noblat)

Ao comentar ontem com auxiliares suas declarações da véspera, quando qualificou como "mentira descarada" o episódio em que José Serra foi atingido por objeto lançado por petistas, Lula disse: "Achei que precisava dar um tranco no cara".

Antes de acusar o tucano, o presidente assistiu, no voo Brasília-Rio Grande (RS), reportagem do SBT segundo a qual se tratara de uma bola de papel. À noite, depois da fala de Lula, o "Jornal Nacional" desmontou essa versão.

No entorno do presidente, ninguém aposta num pedido de desculpas. A julgar pelo discurso da noite em Uberlândia, no qual repetiu a tese da "farsa", quem o conhece acredita que será difícil segurá-lo.

João Santana bancou a decisão de levar a reação de Serra sobre o incidente no Rio à propaganda de TV de Dilma.

Ontem, o marqueteiro continuava a questionar a versão levada ao ar pela Rede Globo na véspera, mostrando que Serra foi atingido por outro objeto, além da bola de papel.

A dose de reação ao episódio divide os petistas.

Vejam o vídeo do Jornal Nacional:

“Bola de papel”: Repórter do SBT contesta uso indevido de imagens de agressão a Serra


Izabela Vasconcelos (do Comunique-se)

O repórter do SBT Marco Alvarenga criticou o uso das imagens de uma agressão ao presidenciável José Serra (PSDB), gravadas pela emissora, na propaganda eleitoral da candidata Dilma Rousseff (PT). O repórter disse que ficou “profundamente transtornado” com o uso de sua voz e reportagem no programa da petista, exibida nesta quinta-feira (21/10). 
“Não aceito, por mais insignificante que seja, qualquer associação do meu trabalho a esta disputa subterrânea. Minha voz só a mim pertence”, declarou Alvarenga.
 As imagens mostram o momento em que Serra foi atingido na cabeça por um objeto que parece uma bola de papel. O presidenciável disse que se sentiu mal e passou por uma tomografia após o incidente. A reação do candidato foi criticada por petistas, que consideraram a gravidade da agressão uma farsa.
Segundo o jornalista, o SBT já acionou seu departamento jurídico para adotar as medidas necessárias pelo uso indevido das imagens.
 O PT ainda não se pronunciou sobre o caso.
Leia a íntegra da nota do repórter Marco Alvarenga:
 Colegas do SBT e de profissão
Fiquei profundamente transtornado ao ver e ouvir no programa eleitoral da candidata Dilma Roussef um trecho da reportagem que gravei sobre a agressão sofrida pelo candidato José Serra no Rio.
Em toda minha carreira profissional, NUNCA participei direta ou indiretamente de qualquer campanha eleitoral. JAMAIS servi a candidaturas, e desejo continuar assim. Não aceito, por mais insignificante que seja, qualquer associação do meu trabalho a esta disputa subterrânea. Minha voz só a mim pertence.
 Em nenhum momento na matéria afirmo que o objeto que aparece nas imagens foi o único a atingir José Serra durante a confusão, muito menos ter sido o causador da dor manifestada pelo candidato. Perguntei a 2 assessores do PSDB se haviam visto o quê atingira Serra. Eles responderam negativamente.Tentei, por meio de assessoria, ouvir o candidado. Ele preferiu falar apenas à TV Globo.
Fui informado de que a direção de jornalismo do SBT não autorizou a veiculação e , prontamente, acionou o departamento jurídico para adotar as providências necessárias. Isto me alivia. Fosse outra a postura, não me sentiria mais em condições de continuar nesta casa.
 Marco Alvarenga
 Veja o vídeo da campanha. A reportagem do SBT aparece a partir dos 08:44 minutos:




Lula, Serra e o goleiro do Chile



Nesse vale tudo (horrível) na campanha para presidente da República, com os candidatos fazendo mil armações para iludir o eleitorado, o presidente Lula está a mil, praticando  qualquer presepada para eleger a sua candidata. Pois não é, que o “Cara” acusou o Serra de ter fingido um mal estar, depois de ser atingido por uma bolinha de papel, atirada por um manifestante, em Campo Grande. E fez uma comparação, relembrando  um episódio estranho, acontecido nas eliminatórias da Copa do Mundo , em 1989, no jogo Brasil e Chile, em pleno Maracanã, quando o goleiro Rojas (do Chile) simulou um corte, na testa, após uma torcedora ter disparado um foguete sinalizador em direção ao campo.

Vejam o vídeo que contextualiza a comparação do cabo eleitoral Lula:

22 de out. de 2010

Pelé,70 anos -
O Gol mais bonito

Será armação?



Penso que a história de censura é furada, pois o jornalista já trabalhou e continua tendo relacionamento profissional  com o político  Marconi Perillo (PSDB)) adversário de Íris Rezende (PMDB). Os dois candidatos ao governo de Goiás.  Algo parecido com armação, às vésperas do 2º Turno.

21 de out. de 2010

Passando o tempo

Fechando o dia com
Ode ao paralelepípedo
A foto acima dá a impressão que as pessoas caminham para ultrapassar um obstáculo, um muro, por exemplo.
 Não é nada disso.
 Essa foto foi tirada com a máquina fotográfica rente ao chão no cruzamento entre as ruas Liberato Barroso e Senador Pompeu, registrando a camada de asfalto da rua, muito acima do nível da calçada.
 O que acontece é   que, segundo os técnicos no assunto, a chamada capa do asfalto que a última camada tem vida útil de aproximadamente cinco anos, quando começa a apresentar imperfeições.  Dizem eles que é o momento de ser refeito para eliminar eventuais irregularidades.
Só que o serviço de recapeamento com novas camadas asfálticas  (muito caro para os cofres públicos) não elimina “eventuais irregularidades”. Aliás, causam transtornos e acidentes para motoristas e pedestres. 
A diferença

Outro lado:  exemplo belíssimo de preservação desta malha, no Centro de Fortaleza , e que não precisa, desde 1980 - segundo o meu amigo Nirez, pesquisador sobre a nossa cidade- de nenhum serviço de eliminação de “eventuais irregularidades”,  são os paralepípedos encravados no chão da praça José de Alencar.  Eles estão lá  há trinta anos,  aguentando  o rojão de serem pisados todos os dias por milhares de carros e continuam  firmes, inalterados. E por que não servem com exemplo para conservar nas ruas e avenidas de Fortaleza os antigos calçamentos de paralelepídedos  ou de pedra tosca, muito mais barato e com durabilidade comprovada?

Vejam no detalhe





Olhar maroto
Sempre gostei de fotografia, muito embora em vivências pelas minhas andanças nas redações de jornais,nunca tenha manuseado uma máquina. Mas, nas minhas reportagens ou com chefe de redação, sempre gostava de dar meus palpites sobre ângulo, perspectiva e outros babados  aos fotógrafos com quem  convivi profissionalmente. Esse lero todo é para dizer que com a invenção deste blog, eu tive que me virar, e produzir também fotos. E com essa maquininha digital é uma beleza.
A foto  acima, fiz ontem, por ocasião da festa infantil lá no Fórum Autran Nunes. Reparem no flagrante o olhar maroto e alegre da criança ( um primor de personagem), que, por acaso, captei...

20 de out. de 2010

Olha aí o Serririca...

Os buracos da
Coluna da Hora
A imagem aí de cima bem que poderia lembrar as torres dos funestos prédios que formavam o campo de Auschwitz, onde milhões de judeus foram mortos pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Esses quatro buracos enfeiam ainda mais o principal monumento da Capital Cearense, na Praça do Ferreira: a Coluna da Hora. Com o relógio parado, depois que algumas peças foram roubadas por vândalos, há meses que continua quebrado. E demorou para a prefeitura tomar providência e mandar consertar o mais famoso relógio da metrópole.
Hoje, eu soube por intermédio do Pirrita (o mais antigo engraxate da praça e responsável pelo lustro dos meus pisantes) que já está demorando muito para o relógio voltar a funcionar. Pirrita é pessimista e desiludido, pois segundo ele, hora certa mesma, só em 2014. Já o administrador da praça diz que até o final do ano, a peça estará normalizada.
No que se refere...

19 de out. de 2010

Internet ajuda a resgatar obras roubadas pelos nazistas


O site www.errproject.org/   reuniu um  banco de dados que, pela primeira vez, mostra  fotografias de objetos de arte tirados dos  judeus na França ocupada pelos alemães, na Segunda Guerra Mundial. O site pertence a uma instituição judaica e tem como propósito devolver aos verdadeiros donos ou herdeiros o patrimônio furtados  pelos nazistas.
Vejam algumas fotos:


Como fazer sexo


Em entrevista à revista Veja desta semana, a ex-modelo Ângela Bismarchi – conhecida como recordista em cirurgias plásticas – ela diz que já fez doze-, agora quer se tornar escritora. O livro tem até título: Meus 10 mandamentos do amor escritos no monte de Vênus está no prelo e será lançado no próximo mês.
Na obra, ela ensina como fazer sexo, e já adiantou algumas dicas: “durma pelada, não finja orgasmos e faça sexo trinta vezes por mês”. Ainda diz que essa regra vale até para o mês de fevereiro.
 A “professora” diz que acumulou tanta experiência com o marido e seu cirurgião plástico, Wagner de Morais.

18 de out. de 2010

A intimidade de Wagner Moura na Rolling Stone


A edição especial do 4º aniversário da revista Rolling Stone, versão brasileira, está chegando nas bancas, neste mês de outubro, e traz como enfoque principal matéria sobre o artista Wagner Moura, e que mostra a intimidade do astro de Tropa de Elite 2. Abaixo, o making of das fotos com Wagner Moura.

Passando o tempo...

Uma empresa de tecnologia afirmou ter criado o primeiro software de edição de vídeo em tempo real, e publicou no YouTube uma “demonstração”. Seria possível, por exemplo, apagar objetos e até imperfeições físicas durante transmissões ao vivo. Entre os comentários sobre o trote estão pérolas como “Finalmente poderei ver meus filmes favoritos sem o Tom Cruise neles”. (Vi texto e vídeo no bombounaweb)
Durante a recente Semana de Moda de Londres, um desfile, promovido pelo estilista Charles Le Mindu - designer de perucas e chapéus - causou o maior frisson. Motivo: as modelos estavam completamente nuas.   

Charge:Sponholz

Passando o tempo com o susto no zoológico

17 de out. de 2010

Os premiados do Salão de Piracicaba

Termina, hoje, o 37º Salão de Humor de Piracicaba, o mais importante do gênero artístico no país.
A iniciativa é um festival de humor gráfico realizado anualmente desde 1974 em Piracicaba, São Paulo. Inicialmente funcionava como um centro de resistência de artistas gráficos contra a ditadura militar no Brasil. Sua primeira exposição foi praticamente só com artistas colaboradores do lendário tablóide O Pasquim.
Confira os premiados:


                                                    Prêmio Cartum: Tiago Hoisel Ferraz - SP



Prêmio Caricatura: Lézio Custódio Junior - SP

Prêmio Charge: José Antônio Costa - Teresina/PI
Prêmio Meio Ambiente/Internet: Angél Boligán - Cidade do México

Prêmio Tira: Anderson de Oliveira Delfino - Sorocaba/SP




Prêmio Câmara: Cláudia Lucia Cabrera Kfouri - Ribeirão Preto/SP



Menção Honrosa - Cartum: Abroian Vladimir - Armênia








CQC 3.0: Band estende programa com bate-papo e erros de gravação na web


Deu no Comunique-se

Os fãs do programa "CQC" poderão conferir uma versão estendida da atração a partir da próxima segunda-feira (18/10). O "CQC 3.0", com 30 minutos de duração, será exclusivo para web. A ideia é apresentar os bastidores e erros de gravação para o público. Além disso, ao final do programa na TV, Marcelo Tas, Rafinha Bastos e Marco Luque continuarão ao vivo para um bate-papo com os internautas.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Speedy da Telefonica, iThink e portal eBand. Além do bate-papo ao vivo, serão aceitas perguntas gravadas em vídeo.
Marcelo Tas diz que a internet tem um papel muito importante para o programa, e mostra entusiasmo com a ideia. “Desde o inicio da minha entrada na Band, percebi o quanto a internet potencializava o 'CQC' com um autêntico boca a boca digital. Para mim, é muito natural e bem-vinda a expansão do programa para a web por meio do 'CQC 3.0', projeto que dei apoio e entusiasmo desde o primeiro instante. A web é um território novo e extremamente rico de possibilidades para a televisão”.
Rafinha Bastos concorda. Para ele, a internet mantém o programa vivo durante toda a semana. “A web é vital para o 'CQC'. Ela mantém o programa vivo sete dias por semana e contribui para o aumento da nossa audiência”.
De acordo com o diretor executivo comercial da Band, Marcelo Mainardi, a estratégia abre caminhos para outras iniciativas da emissora na web. “Isso vai representar para a internet da Band a mudança que o 'CQC' representou para o vídeo. Esse é um primeiro passo para que a tevê explore a internet de forma mais estruturada, com outros produtos que tenham adequação com a web”, afirma.

O "CQC 3.0" poderá ser conferido a partir do dia 18/10 no site.




BOMBOU NA WEB
NESTA SEMANA



O  grafiteiro britânico Banksy  fez uma polêmica versão da abertura do desenho animado Os Simpsons. Exibida na própria série de TV, ela mostra, entre outras cenas pesadas, crianças trabalhando como escravas para fazer as animações da série. Seria uma referência irônica à “acusação”  de que, para cortar custos, o desenho passou a ser feito na Coreia do Sul (como ocorre, na verdade, com vários outros desenhos). A sátira foi vista quase 3 milhões de vezes em três dias.




Photoshop para vídeos altera corpo humano
E se uma ferramenta modificasse pessoas em filmes tão facilmente como fazemos com fotos no Photoshop? A revolução audiovisual continua, com força, na segunda década do século:     

Um acidente de gravação do terceiro filme da franquia Transformers rendeu mais de 500 mil acessos na web. Nela, o personagem Bumblebee, um carro de luxo, choca-se com um carro da polícia local que corria para atender a um chamado. O “herói” ficou avariado, mas nenhum ser humano se feriu.

Um acidente de gravação do terceiro filme da franquia Transformers rendeu mais de 500 mil acessos na web. Nela, o personagem Bumblebee, um carro de luxo, choca-se com um carro da polícia local que corria para atender a um chamado. O “herói” ficou avariado, mas nenhum ser humano se feriu.


Fonte: revista Época

Apresentador é demitido ao ser flagrado bebendo em programa ao vivo

O apresentador finlandês Kimmo Wilska, da TV YLE, foi demitido após ser pego com uma garrafa de cerveja em seu programa ao vivo. Durante a exibição de uma reportagem sobre o consumo de bebida, o apresentador fez uma brincadeira e simulou estar bebendo a cerveja.
Wilska se assustou ao notar que as imagens retornaram para o estúdio e não teve tempo de esconder a garrafa. Visivelmente constrangido, o apresentador derramou cerveja sobre o terno, enquanto tentava esconder a bebida.

O apresentador finlandês Kimmo Wilska, da TV YLE, foi demitido após ser pego com uma garrafa de cerveja em seu programa ao vivo. Durante a exibição de uma reportagem sobre o consumo de bebida, o apresentador fez uma brincadeira e simulou estar bebendo a cerveja.
Wilska se assustou ao notar que as imagens retornaram para o estúdio e não teve tempo de esconder a garrafa. Visivelmente constrangido, o apresentador derramou cerveja sobre o terno, enquanto tentava esconder a bebida.


As informações são do G1.