25 de set. de 2010





Presto é uma animação  da Pixar que concorreu ao Oscar de melhor curta de animação em 2009. Vale a  pena assistir esse divertido filme  que conta a história de um mágico e seu coelho que dão um show.




Graciliano Ramos para Presidente

A lengalenga das promessas vãs dos políticos, nesse 2010, está mais do que nunca aceleradíssima. Tudo por contas das eleições. “Ganharemos” (nas propagandas eleitorias), um outro mundo, delicioso, repleto de bonanças. Tudo engana-bobo. O encantamento de Manuel Bandeira Vou-me embora pra Pasárgada. Lá sou amigo do rei. Lá tenho a mulher que eu quero. Na cama que escolherei ...é tostão furado diante do mundo novo anunciado pelos candidatos.

Sem muito lero, o que quero mesmo dizer é que irei votar para governar o País naquele candidato que tenha o perfil de Graciliano Ramos, à época prefeito de Palmeira dos Índios, em Alagoas.

O negócio é o seguinte: quando da sua prestação de contas ao governo do Estado, relativa ao ano de 1928, Mestre Graça deu exemplo de austeridade de homem público comprometido com a gestão fiscal responsável.Ao redigir relatórios da administração, o autor de São Bernardo, Vidas Secas, Memórias do Cárcere...deu exemplo de respeito e de ética no trato com os bens públicos. Vejam parte do relatório (a partir do relatório o seu brio literário começou a florecer):“ Havia em Palmeira inúmeros prefeitos: os cobradores de impostos, o Comandante do Destacamento, os soldados e outros que desejassem administrar.Cada pedaço do Município tinha a sua administração particular, com Prefeitos Coronéis e Prefeitos Inspetores de Quarteirões. Os fiscais, esses resolviam questões de polícia e advogavam.Para semelhante anomalia desaparecesse, lutei com tenacidade e encontrei obstáculos dentro da Prefeitura e fora dela – dentro, uma resistência mole, suave, de algodão em rama; fora, uma campanha sorna, carregada de bílis. Pensavam uns que tudo ia bem nas mãos de Nosso Senhor, que administra melhor do que todos nós, outros davam três meses para levar um tiro.Dos funcionários que encontrei em janeiro do ano passado restam poucos. Saíram os que faziam política e os que não faziam coisa nenhuma. Os atuais não se metem onde não são necessários, cumprem suas obrigações e, sobretudo, não se enganam em contas. Devo muito a eles.Não se a administração do Município é boa ou ruim. Talvez pudesse ser pior .

Entre os funcionários que Graciliano demitiu, um deles era encarregado de matar porcos que parambulavam pelas sujas de Palmeira dos Índios. Após um dia de serviço, o tal funcionário, de espingarda em punho, voltou à Prefeitura assustado. Indagado por Graciliano, se tinha feito o trabalho completo, o servidor disse que não, pois matara quase todos os porcos vadios, menos os animais pertencentes ao pai de Graciliano, seu Sebastião.

Graciliano, em cima das buchas, retrucou:“Prefeito não tem pai”.

E demitiu o funcionário por não cumprir as ordens recebidas.

24 de set. de 2010



Rei de Copas: Jornal Extra ironiza Lula por ataques à mídia
Anderson Scardoelli
Com o título “Denúncias irritam presidente e liberdade de imprensa vira alvo de ataques”, a capa desta sexta-feira (24/9) do jornal Extra, pertencente a Infoglobo, ganhou destaque na internet. A edição de hoje do diário carioca ironiza as críticas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez à imprensa brasileira.
A capa traz a imagem de um Rei de Copas, carta do baralho, personalizado de Lula. No caso, o Presidente da República está enfiando uma espada na própria cabeça. O tom irônico do texto anuncia que “a manchete é para quem acha que o papel da imprensa é bajular os donos do poder”, devido as declarações que o presidente tem feito aos veículos de comunicação do Brasil.
"A imprensa brasileira deveria assumir categoricamente que ela tem um candidato e tem um partido, que falasse. Seria mais simples, seria mais fácil. O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada", disse Lula, na tarde desta quinta-feira (23/9).
 


(Comunique-se)
Luzes da Cidade


Memórias de um engraxate

A praça do Ferreira exerce sobre as pessoas nativas da capital cearense  uma espécie de sentimento nostálgico, saudosista, romântico, atávico, algo assim similar ao verso “o rio que corre pela minha aldeia”, poema de Fernando Pessoa. Diferente do “rio da minha aldeia não faz pensar em nada”, também do poeta português, a praça do Ferreira me faz viajar em muitas coisas: nos amores fugidios, nos escaninhos da minha vida, nos amigos, nos personagens da cidade que por lá passaram ou naqueles poucos que ainda sobrevivem, caminhando pelas alamedas do chamado coração de Fortaleza.  E relembranças de outras e outras passagens...

Hoje, pela manhã, passei por lá, e fui até ao banco do engraxate Pirrita, (o senhor Francisco Alfredo, 76 anos de idade). E ele, esmerado no trabalho, é craque em dá aquele brilho aos sapatos.

E como sempre, puxei conversa com ele.
E como estamos em tempos de eleição, nada mais salutar do que ouvir o Pirrita contar suas memórias. Afinal são 56 anos de praça do Ferreira, local que sempre reuniu as mais variadas tendências do mundo político. E ele sempre lá, trabalhando como engraxate.  E a conversa rolou, nas lembranças do Pirrita. Um detalhe, que ele me contou: já passaram sapatos de gente importante do alto escalão da administração pública.

Por exemplo: quatro ex-governadores já sentaram no banco da praça para dar um grau nos pisantes: Parsifal Barroso, Virgílio Távora, Tasso Jereissati e Ciro Gomes.
 Sobre Parsifal (governou o Ceará de 1959 a 1963), Pirrita disse que ia lustrar os sapatos do governador, dentro do próprio Palácio da Luz (hoje Academia Cearense de Letras), sede do governo à época e perto da praça do Ferreira.  Ainda no governo Parsifal, Pirrita conta outra história interessante: às vésperas do casamento da filha do governador Parsifal, ele esteve no Palácio para engraxar dezenas de pares de sapatos. Nunca teve nenhuma vantagem. Sobre os outros, ele conta que apenas iam à Praça, e pagavam pelo serviço.

Ele me contou uma outra coisa que fiquei impressionado: até bem pouco tempo (isso há questão de dois anos) trabalhavam na praça do Ferreira cerca de 39 engraxates. Hoje, somente ele exerce a profissão. O motivo: os outros estão vivendo sob as custas do bolsa família (60 reais por mês) e não querem mais trabalhar.

Conversa vai, conversa vem, ele terminou o serviço e a conversa. Paguei, e antes de ir embora, fiquei preocupado quando o vi quase se arrastando para caminhar, sentindo o peso da idade, e doente.
Afinal, eu estava ali, ao lado de um personagem representante da história da minha cidade, da Fortaleza província, humana ou descalça como dizia o poeta Otacílio de Azevedo.


Todos os dias, Pirrita dá milho aos pombos (Fotos: Evilázio Bezerra)

23 de set. de 2010

Arnaldo Jabor volta a filmar

O Festival do Rio estende hoje seu tapete vermelho para recepcionar Arnaldo Jabor e sua equipe no Cine Odeon BR. O filme A Suprema Felicidade, que assinala o retorno do diretor ao cinema, após quase duas décadas dedicadas ao jornalismo, inaugura hoje o evento que começa, a partir de amanhã, para o público. Até dia 7, serão mais de 300 títulos, em cerca de 30 locais de exibição.
No longa, Jabor se volta para a própria infância e juventude, refletindo sobre um Rio um tanto mítico, num país meio de sonho. Um filme pessoal, não autobiográfico. Os cariocas descobrem primeiro Marco Nanini, que faz o avô, e Jayme Matarazzo, em quem o cineasta projeta os sonhos de sua geração. Nanini nunca esteve melhor e Jayme é uma revelação. O filme estreia no final de outubro, o Rio agora é só uma vitrine.

22 de set. de 2010

Carneirinhos eleitores...

O novo rosto do blog
O que tem de internautas mandando e-mails, falando sobre as mudanças no visual do blog, é um negócio sério. O que acontece é  que o visual antigo já estava cansando...aí, resolvi repaginar a situação.. ainda não é a versão definitiva, não..Tô achando legal leitores do blog, mandando sugestões.
 Eliézer Rodrigues




Na internet, PSDB bate duro no PT e em Dilma

Saíram do forno alguns comerciais da campanha de Serra que só serão veiculados na internet. Eles batem pesado no PT e na Dilma. São  comerciais criados pelo marqueteiro Adriano Gehres, a pedido do PSDB e com o o.k. de José Serra. Neles, Dilma aparece, por exemplo, como presa fácil para as alas radicais do PT e para José Dirceu. Em linguagem agressiva é dito que Dilma seria incapaz de controlá-los.

Passando o tempo com a Dilmônica e o Serralinha




Trecho do filme Tropa de Elite 2

Na cena,  Fraga (Irandhir Santos) faz à imprensa um discurso inflamado contra a política de segurança pública do Rio de Janeiro, observado de longe pelo capitão Nascimento, que passa em um camburão do Bope. No filme, Nascimento, mais velho, cresce na carreira: passa a ser comandante geral do Bope e, depois, Sub Secretário de Inteligência. Em suas novas funções, Nascimento faz a instituição crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, sem perceber que, ao fazê-lo, está ajudando seus verdadeiros inimigos: os policiais e os políticos corruptos, que submetem a segurança pública a interesses pessoais. Agora, os inimigos de Nascimento são bem mais perigosos.
Direção de José Padilha. 
Estreia prevista para 8 de outubro.
© Zazen Produções Visite UOL Cinema

Vídeo mostra efeito de uma tempestade 

em navio de cruzeiro

Os estragos que uma tempestade causa nas cidades é bastante conhecido. Casas destelhadas, ruas destruídas, plantações devastadas são cenário comuns. Mas o que acontece quando uma tempestade ocorre no mar, e atinge um navio de cruzeiro?
As incríveis imagens abaixo, que foram divulgadas neste mês e tratam de um incidente ocorrido em julho de 2008, mostram o tamanho do drama. O navio atingido foi o Pacific Sun, que fazia um cruzeiro entre a Nova Zelândia e Vanuatu. Em uma das noites, a embarcação estava a cerca de 650 quilômetros da costa da Nova Zelândia quando foi surpreendido por uma tempestade que provocou ondas de mais de sete metros de altura e ventos de 93 km/h.
No vídeo, móveis, pessoas e objetos são lançados contra as paredes do navio em uma velocidade impressionante e várias vezes em sequência. Uma situação bastante desesperadora, mas que acabou sem tragédia. Dos mais de 1,7 mil passageiros a bordo, apenas 42 ficaram levemente feridos.
Fonte: revista Época


Luzes da Cidade

A galeria dos óculos

Ontem, passando pela galeria Professor Brandão que liga as ruas Senador Pompeu e General Sampaio (entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso, no Centro da cidade), contei, nada menos de 21 lojas especializadas na venda de óculos, e vendedores na porta, oferecendo os produtos. E eu fiquei matutando: como foi que começou aquela aglutinação de comércio especializado num único segmento? Mesmo  com as lojas enfileiradas e tentando laçar  clientes na calçada, parece que o negócio é promissor, naquele local.
Só que em Fortaleza existe mesmo essa coisa, principalmente no Centro, de algo assim como que um mapeamento de firmas especializadas em determinados produtos. Por exemplo, a  Rua Clarindo de Queiroz é lotada de revendas de produtos para motocicletas; na rua Pedro I, várias lojas estão concentradas no negócio de linha e de bordados...e por aí vai.

21 de set. de 2010

Polêmica na Bienal 

Brasileiro na semifinal do
You Tube Play

A partir de uma foto de Paulo Pinto publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o publicitário e músico Jarbas Agnelli musicou a imagem em que pássaros aparecem nos fios de alta-tensão.

O vídeo foi selecionado para a semifinal do "YouTube Play. Bienal de vídeo criativo", um concurso organizado pelo museu Guggenheim e pelo YouTube. As 20 vagas na final serão disputadas por 125 produções, entre as quais outras quatro da América Latina. O vídeo brasileiro selecionado, "Birds on Wires", foi realizado por Jarbas Agnelli, da AD Studio.

A escolha dos finalistas ficará a cargo de um júri que será presidido por Nancy Spector, subdiretora da Fundação Solomon R. Guggenheim.

Deu no Ig

Dilma Salto Alto
Charge: Nani

20 de set. de 2010

Campanha XÔ CORRUPÇÃO! (2002)



Isso aí era no tempo em que o PT (detalhe: não era governo) bradava aos quatro ventos: XÔ CORRUPÇÃO!

Imagens da Grande Depressão

Essas imagens, realizadas por fotógrafos do Farm Security Administration / Office of War Information, são registros dos efeitos da depressão em populações rurais e pequenas cidades americanas, iniciada em 1929 e que se prolongou por toda a década de 30. A Grande Depressão é considerada o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX. As fotografias, feitas entre 1939 e 1943, são de propriedade da Biblioteca do Congresso e foram incluídas em um Bound for Glory 2006.





Divulgado trailer de filme sobre Senna

Começou a ser divulgado o trailer do documentário sobre Ayrton Senna, que deve chegar aos cinemas no dia 12 de novembro. O filme tem cenas inéditas, tiradas dos arquivos da F1, para contar a ascensão do piloto, desde o início, em 1984, passando por seu tricampeonamento mundial, suas namoradas, as manobras arriscadas, o estatus de mito, até sua morte trágica, aos 34 anos .

19 de set. de 2010

E a Veja sumiu das bancas...



Se alguém quiser fazer um remédio tirado das folhas da revista Veja desta semana e procurar comprar a edição desta semana, nas bancas de revistas de Fortaleza, vai matar o doente. Não tem revista. Simplesmente os exemplares foram comprados, logo pela manhã. Motivo: a edição traz uma reportagem "Integração Cearense" que apresenta documentos em poder da Polícia Federal envolvem o governador do Ceará, Cid Gomes, e seu irmão, o deputado Ciro Gomes (PSB) em um esquema de corrupção que desviou 300 milhões de reais das prefeituras do estado entre 2003 e o fim do ano passado. Raimundo Morais Filho, empresário que participava da lambança, deixou tudo registrado em 27 gigas de memória, de que VEJA tem cópia. Laurélia Cavalcante, delegada federal que investiga o caso, foi atropelada por um carro não-identificado nas ruas de Fortaleza. Morais Filho escreveu um outro relato em que se diz ameaça.
O governador Cid Gomes nega qualquer irregularidade. Ciro, que já anunciou a disposição de construir “uma nova hegemonia moral e intelectual no país” diz não conhecer o empresário: “Jamais fiz com ele ou com qualquer pessoa essa sórdida prática que estão querendo me imputar”.

Bombou na web

Um casal obeso virou febre na internet. Tudo por conta de uma foto em que a moça aparece nua, atrás do namorado, que segura uma espada medieval. Os dois foram recortados da imagem original e colados em várias situações engraçadas, em imagens que se espalharam rapidamente pela internet. Numa delas, estão prestes a ser abordados pelo Capitão Nascimento (ao lado), em cena do filme Tropa de elite.

O blog de humor Jacaré Banguela fez uma série de vídeos para documentar como nascem os textos que os humoristas falam em espetáculos de comédia stand-up. Somados, os vídeos tiveram 400 mil visualizações.



Mario, o simpático bombeiro hidráulico italiano que se tornou celebridade maior entre os personagens de jogos eletrônicos, fez 25 anos na semana passada. Para homenageá-lo, a Nintendo, empresa que lançou o bombeiro, publicou um belo vídeo mostrando sua evolução em 25 anos de existência.