19 de jun. de 2010





Copa do Mundo

A modelo alemã Gina Lisa Lohfink fez ensaio com os uniformes e as cores dos principais times da Copa do Mundo.

A vitória de um povo

18 de jun. de 2010


A falta de solidariedade

O mundo viu e comentou o primeiro frango da Copa, na África do Sul. Só que poucos comentaram a falta de solidaridade dos outros dez jogadores do time inglês, naquele momento difícil e constrangedor para o goleiro. Ele, depois do lance fatídico, levantou a mão, como quem pedindo desculpas pelo erro. Bonito fez o goleiro do time adversário (Estados Unidos) que ao terminar a partida foi prestar sua solidariedade ao adversário.

A ternura de Saramago

Hoje, pela manhã, ao saber da morte de José Saramago, de repente me veio à lembrança uma de suas obras, Ensaio sobre a Cegueira, e especialmente a adaptação para o cinema. Quando revi, no You Tube, a reação do ganhador do Nobel de Literatura vendo, pela primeira vez o filme ao lado do diretor, o brasileiro Fernando Meirelles, fiquei emocionado, de novo. Pela expressão de simplicidade dele ao manifestar a sua alegria ao ver sua obra na tela. E até se emociona...

17 de jun. de 2010

O amor de Richard Burton e Liz Taylor

Quando Richard Burton e Liz Taylor gravaram essas cenas tórridas (acima no vídeo), em 1963, no set de filmagens de Cleópatra, nascia ali o casal mais glamouroso de Hollywood. Eram beijos tão apertados e longos que o diretor Joe Mankiewicz perguntava aos dois: Vocês se incomodam se eu disser corta?” Ainda assim os dois prosseguiam nos amassos.

Elizabeth Taylor e Richard Burton protagonizaram uma história de amor intensa e tumultuada de que os dramas do cinema. Eles se casaram duas vezes, se divorciaram duas, mas mantiveram a chama da paixão acesa até a morte de Burton, em 1984, na Suiça, de hemorragia cerebral.

A força dessa amor está contada no livro Amor Furioso e o Casamento do Século, de Sam Kashner e Nancy Schoenberger. A obra, lançada recentemente no Estados Unidos, tem como destaque as 40 cartas e bilhetes de amor que Burton enviou a Liz, reveladas pela primeira vez, após décadas. Segundo os autores, até antes de sua morte, o ator galês ainda ansiava por um reencontro.

Câmara avalia medidas

contra o programa CQC

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta quarta-feira (16/06) que irá encomendar à área jurídica um estudo para avaliar medidas que poderão ser tomadas em relação ao programa CQC. Em quadro exibido na edição desta semana (14/06), uma jovem contratada pelo programa fez coleta de assinaturas de apoio a uma falsa Proposta de Emenda à Constituição.

Maia afirmou que a intenção é assegurar o direito dos deputados de não autorizar o uso de suas imagens ou entrevistas pelo programa. Porém, ressaltou que a medida não pode afetar a liberdade de imprensa.

De acordo com o deputado, o programa humorístico da Bandeirantes tem criado fatos e situações para constranger os parlamentares. No quadro em questão, a repórter Monica Iozzi entrevistou deputados que assinaram sem ler uma proposta que previa a inclusão da cachaça na cesta básica do brasileiro. Um dos entrevistados chegou a agredir Monica e sua equipe.

Fonte: Comunique-se


16 de jun. de 2010


Copa do Mundo

Até Hitler anda puto com o Galvão

A seleção não foi lá esse balaio todo na sua estréia na Copa do Mundo. Agora, brasileiros estão agitando, em escala global, via twitter, a expressão CALA BOCA, GALVÃO. Frente às dúvidas dos usuários estrangeiros do Twitter, que perguntavam "quem é Cala Boca Galvao", parte dos tuiteiros brasileiros prolongou a piada com bom humor, afirmando que se tratava de uma canção inédita da Lady Gaga. Até aí, nada de muito interessante.

Mas a brincadeira está ganhando versões mais elaboradas. Uma resposta falsa para os gringos garante que "cala boca" significaria "salve / salvem", e que "galvão" seria uma espécie de ave em risco de extinção.

Portanto, cada CALA BOCA, GALVÃO enviado pelo Twitter valeria US$ 0,10 para a Galvão Bird's Foundation. Já tem até cartaz e a campanha está correndo o mundo.

A repercussão da campanha CALA BOCA, GALVÃO ganhou outra versão. Pois não é que estão parodiano uma cena de Adolf Hitler, no filme A Queda! –Os últimos dias de Hitler (diretor Oliver Hirschbiegel), sobre os últimos doze dias que antecederam o suicídio do principal nazista, em abril de 1945. A cena mostra o führer já arrasado diante da iminente derrota e explode em fúria contra seus generais mais próximos.

Até Hitler está muito puto com o Galvão.

Charge-Amarildo

Deu hoje no blog do Noblat

Dramático discurso de deputado

do PT em greve de fome

Domingos Dutra, deputado federal pelo PT do Maranhão, está em greve de fome na Câmara dos Deputados desde a semana passada, juntamente com Manuel da Conceição, 75 anos de idade, líder camponês no Estado e um dos fundadores do PT.

O PT maranhense decidiu apoiar o candidato do PC do B ao governo do Estado.

Por ordem de Lula, o PT nacional interveio e obrigou o PT maranhense a apoiar a governadora Roseana Sarney (PMDB), candidata à reeleição.

Dutra fez um dramático e furioso discurso na Câmara dos Deputados. Começou chorando. Pediu para não ser aparteado pela oposição. Cobrou a solidariedade dos seus colegas de partido. Não teve.

"Vou morrer aqui por cobrar respeito à democracia partidária", disse Dutra

Cinquentenário de Psicose

Há 50 anos estreava, nos Estados Unidos, uma obra-prima do suspense, considerado por muitos como o melhor filme do mestre Alfred Hithcock: Psicose. O roteiro do filme é baseado em livro de Robert Bloch. Hitchcock comprou os direitos do filme e comprou todos os livros que existiam disponíveis na época para ninguém saber do final da história antes do filme ser lançado. O assassinato de Marion Crane (Janet Leigh), no banheiro do quarto número 1 do Bates Motel considerada como uma das mais famosas e emblemáticas cenas da história do cinema.

Vejam algumas curiosidades de filmagens:

  • Psicose foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue.
  • A tradicional aparição de Hitchcock, neste filme, acontece durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de cowboy.
  • Janet Leigh não estava nua na famosa cena do chuveiro: ela usava uma roupa colante à pele. Uma dublê de corpo também foi utilizada.
  • O som das facadas, nesta mesma cena, na realidade é o som de um melão sendo esfaqueado.
  • O sangue desta mesma cena é, na verdade, calda de chocolate.
  • O chuveiro que se vê filmado de baixo para cima na realidade tinha dois metros de diâmetro, para que a câmera captasse os jatos d'água com maior intensidade.
  • A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
  • Hitchcock recebeu uma carta de um pai enfurecido, dizendo que sua filha, apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu a carta, sugerindo ao pai que levasse a garota para uma lavagem a seco.
  • Psicose é o primeiro filme da história do cinema americano a focalizar um vaso sanitário dando descarga, o que era considerado de mau gosto, na época.
Para comemorar os 50 anos de Psicose o filme voltou aos cinemas do Reino Unido neste ano e em 19 de outubro ganhará um edição especial em blu-ray, com uma versão remasterizada em alta definição, trailer original e um documentário sobre a realização do filme.



No trailer do filme, o próprio Hitchcock apresentou as cenas em que os crimes foram cometidos. E, na divulgação do filme, avisava: ninguém poderá entrar no cinema após a sessão do filme.

Ressonância global

Yo-Yo Ma, músico radicado nos Estados Unidos, nascido na França, de origem chinesa, é considerado um dos melhores violoncelistas da história. Consagrado no circuito erudito fez do seu instrumento uma caixa de ressonância global, gravando músicas dos quatro cantos do mundo. Nesta semana, ele faz recitais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vejam o instrumentista executando o clássico da Bossa Nova Chega de Saudade ao lado da cantora Rosa Passos.

15 de jun. de 2010



Gol de Maicon lembrou
o de Josimar

Quando o Maicon fez o primeiro gol do Brasil, hoje, contra a Coreia do Norte, me lembrei, de imediato, do gol que o lateral brasileiro, Josimar, fez na Copa de 1986, contra a Polônia. Do mesmo jeito: sem ângulo, Josimar, que jogava na mesma posição do Maicon, mandou a pelota para o fundo das redes...
Vejam, acima o gol de Josimar...
Agora, esse time do Dunga precisa melhorar e muito...

14 de jun. de 2010

Passando o tempo com o Mário e a Odete

Canhoteiro, ao lado de Pelé, nos preparativos para a Copa de 1958

Copa do Mundo

Melhor ponteiro esquerdo

do Brasil começou no CE

Vocês sabiam caros internautas que o mais brilhante ponteiro esquerdo que já jogou pela seleção brasileira foi revelado no futebol cearense?A história de Canhoteiro é a seguinte: ele nasceu no Maranhão, em Coroatá, e foi descoberto por um cartola do time cearense América Futebol Clube que foi até o Maranhão, em 1949, buscar o jovem Ribamar. Aos dezesseis anos, Canhoteiro causava espanto aos moradores da cidadezinha, enfileirava às vezes sete, oito adversários driblando com uma habilidade que parecia ter aprendido em outro mundo. A fama do moleque correu pelo Maranhão, tanto proclamaram as suas façanhas que um olheiro do América, de Fortaleza, veio vê-lo jogar na várzea. Canhoteiro chegou a Fortaleza e causou arrebatamento. Puseram o menino depois do primeiro treino para jogar em uma preliminar e ele driblou o marcador tantas e tantas vezes que o coitado perdeu a calma e foi expulso. O substituto foi humilhado, não achava a bola escondida com Canhoteiro; bateu, bateu e foi expulso também.
A fama de Canhoteiro iria se alastrar. Canhoteiro firmou-se no time principal, era a alegria de Fortaleza, os cearenses só falavam nele.

Em 1954, o São Paulo estava reformulando seu time. Um diretor veio veranear em Fortaleza. E ouvia maravilhas sobre o canhoteiro Ribamar. Foi vê-lo atuar.Imediatamente entrou em contato com o presidente Cícero Pompeu de Toledo, quase não podia conter as lágrimas ao descrever o que vira ao principal mandatário tricolor.

Cícero, à distância e embora incrédulo, orientou-lhe no sentido de que fizesse uma proposta ao América paralevar o jogador. Assim foi feito. A viagem do diretor se transformou em trabalho, prolongou-se, era uma questão de convicção contratar o malabarista da bola, o ponta que iria mudar a cara do futebol paulista.

Em nove anos de São Paulo, Canhoteiro transformou o futebol em um circo ambulante, onde ele ia a multidão se tomava de alegria.

Canhoteiro apanhava a bola no meio campo e saía intermitentemente driblando o lateral. Dava-lhe um drible, avançava, dava-lhe outro drible, avançava mais; eram dribles curtos, um após o outro, de repente já estava junto à bandeira de escanteio. Ali ficava de costas para o marcador ressabiado , o que iria fazer Canhoteiro? Então ele, num espaço exíguo, “espaço de um lenço”, diziam os antigos, ou dava um chapéu no pobre, ou girava o corpo para dentro e passava-lhe a bola entre as pernas seguindo para a grande área, onde punha Gino, ou outros, na cara do gol.

O imarcável Canhoteiro deveria ter sido titular absoluto na Copa do Mundo de 1958, quando estava no auge da fama e da carreira, porém uma fuga da concentração para namorar mulheres de vida fácil ensejou seu corte.Antes da viagem para a Suécia. No lugar dele foi convocado Zagalo que era reserva de Pepe que tornou-se titular com a dispensa de Canhoteiro. Mas, Pepe se contundiu e Zagalo assumiu no time titular e foi campeão do mundo, na Suécia, e depois bi, no Chile, em 1962.
Nunca mais o craque maranhense foi convocado para defender a seleção brasileira.
Canhoteiro morreu em 1974, vítima de problemas cardíacos.

Impressionante a semelhança entre atriz e personagem

A magia de Clarice

A escritora Clarice Lispector completaria 90 anos em dezembro próximo. As homenagens à autora de Perto do Coração Selvagem já começaram. A atriz Beth Goulart realiza um belo espetáculo teatral, Simplesmente Eu, Clarice Lispector, em cartaz, no Centro Cultural Banco Brasil, em São Paulo.

É impressionante a semelhança física entre a atriz e sua personagem e a magia do emocionante monólogo apresenta frases sobre a vida de Clarice, o amor, Deus, a morte, o universo denso da escritora.

Agora é torcer para que o espetáculo faça temporada pelo resto do Brasil e passe por aqui.

Vejam um trecho da peça:



13 de jun. de 2010

Bombou na web

nesta semana

O governo da França lançou um vídeo violento sobre acidentes de trânsito, como forma de alerta para a mistura de bebida e direção. São jovens bebendo, uma violenta batida e uma mãe sendo avisada sobre a morte do filho, com muito sangue e ossos quebrados. Teve 1 milhão de acessos em cinco dias.

(ATENÇÃO! CENAS FORTES! É tudo simulado, mas muito verossímil)



O grande sucesso nacional no YouTube foi a furada que o lateral esquerdo do Internacional, Kléber, deu ao cobrar uma falta contra o Corinthians, no Campeonato Brasileiro. Ele chutou o vento com a bola parada. Foram mais de 3 milhões de visitas.


Zeca Camargo, apresentador do Fantástico, bocejou ao vivo durante o programa. O que durou milésimos de segundo no ar ganhou eternidade na internet. As versões do deslize já somam 1 milhão de acessos.