19 de set. de 2009

FRASE DA SEMANA

"Estava em casa, à noite, quando descobri três celulites na coxa. Não ia conseguir dormir com aquelas coisas. Ele (o marido) ligou para os enfermeiros e mandou todos para lá. Rotoquei a coxa e voltei feliz para dormir".

(Angela Bismarchi - dona do recorde brasileiro de cirurgias plásticas (43, segundo ela), casada com um cirurgião.

BOMBOU NA WEB
nesta semana



Um fabricante de lenços de papel americano pegou vídeos de sucesso no YouTube e fez montagens engraçadas para promover seu produto. Num deles, um monstrinho representando o vírus da gripe toca um xilofone para embalar um bebê caindo de sono.


Primeiro veio o Ewerton Assunção, que compôs a música “Eu vou te excluir do meu Orkut“. Agora é a vez do Google virar tema de uma música brasileira.
A dupla Ana Elisa e Mariana está ganhando a fama na internet com seu hit “Google”. A música é bem no estilo do novo sertanejo, ou do tal “sertanejo universitário”, como alguns estão chamando. Goste ou não, a dupla está bombando na web.
Segundo o
site da revista Época São Paulo, as irmãs lançaram o hit durante a Festa do Peão de Barretos, que ocorreu no mês de julho. Já no primeiro mês de estreia, foram mais de 25 mil downloads de “Google” no site da dupla.

O que você estava fazendo às 20h27 do dia 23 de abril de 2005? Não sabe? O alemão Jawed Karim nunca vai esquecer. Ele é um dos fundadores do YouTube e foi o responsável por publicar o primeiro vídeo na plataforma de multimídia mais usada do mundo. Vale pela curiosidade, porque o vídeo - que dura 19 segundos e mostra Karim no zoológico de San Diego - não tem muita graça. O vídeo foi visto mais de 1 milhão de vezes.
Fonte: revista Época

18 de set. de 2009

O primeio boom, na
carreira de Fagner

Faz 30 anos, que Fagner alçou voo para o estrelato. Tudo aconteceu, no Festival 79 de Música Popular, da extinta TV Tupi. Ele conquistou o título de melhor intérprete, cantando Quem me levará sou eu, de Dominguinhos e Manduka. Outro grande destaque foi Oswaldo Montenegro.O Festival contou ainda com a participação de músicos como Zé Ramalho, Alceu Valença, Jackson do Pandeiro, Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Kleiton e Kledir, Arrigo Barnabé, Caetano Veloso, entre outros.

MERCADO DO PINHÕES


Ontem estive no Mercado dos Pinhões, recanto histórico da cidade e transformado em centro cultural.Fui ver a Quinta Cultura. Gostei da apresentação do Grupo de Flautas Sons das Goiabeiras. Noite bonita de música brasileira. O conjunto é o resultado do trabalho do maestro Corjesu Alves com crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade à violência e às drogas, na periferia da Barra do Ceará. A arte cumprindo mais uma missão, revelando talentos, por meio da cidadania. Só lamentei o diminuto público presente.

Também lá, foi lançada a revista de cultura Mambembe, coordenada por Carlos Pontes e editada pelo jornalista Airton Bastos, Leão. E como está lá escrito no expediente: "Um canal aberto à cultura. Pesquisa. Informação. Jornalismo".


Vida longa para a Mambembe!



17 de set. de 2009



Não tem quem segure o avanço massacrante da internet sobre o jornalismo impresso. O Google, agora, testa ferramenta que facilita leitura de jornais e revistas.
O Google está lançando, em caráter experimental, uma ferramenta que agrega o conteúdo de diversos veículos numa única página. O objetivo é tornar a leitura de jornais e revistas mais rápida, intuitiva e agradável. O período de testes conta com 36 publicações, entre elas o New York Times, o Washington Post e a Newsweek.

Batizada como
Google Fast Flip, a ferramenta pretende se tornar numa nova fonte de renda para os veículos de comunicação, que atravessam grave crise financeira devido à queda na receita publicitária e na circulação.
“Os parceiros irão dividir a receita gerada por anunciantes relevantes. Isso dá aos publicadores uma oportunidade de apresentar novos leitores ao seu conteúdo. Também testa a nossa teoria de que tornar a leitura de artigos mais rápida faz as pessoas lerem mais, aumentando a receita publicitária dos publicadores”, diz o comunicado do Google.
O Fast Flip funciona da seguinte maneira. Em vez de rodar apenas uma página de notícias de um único veículo, o site roda diversas páginas, de diversos veículos, que são apresentados de diferentes formas. O usuário pode navegar por tópicos, dentro de uma seção de uma revista, ler artigos de um jornalista, entre outras.
O Google também desenvolveu uma ferramenta para celulares. O aplicativo funciona em aparelhos com o sistema Android, produzido pela companhia, e no Iphone.


Fonte: site Comunique-se
PUBLICIDADE/MEMÓRIA

Quem, quando criança, lá pelas décadas de 70 e 80, do século passado, nunca pediu à mãe, antes de dormir, para tomar Castaniodo (“Sangue novo na sua vida”)? Ou, durante a sessão da tarde, não via na televisão, o desenho animado da Policar?




A publicidade do Castiniodo era feita pelo ator cearense Wilson Aguiar, que època, interpretava Nezinho do Jegue, na minissérie O Bem-Amado, de Dias Gomes (um dos maiores sucesso da televisão brasileira). Nezinho do Jegue, quando sóbrio, era o defensor fervoroso do prefeito de Sucupira, Odorico Paragaçu, interpretado magistralmente por Paulo Gracindo. Agora, quando tomava uns goles a mais, se transformava no principal acusador do prefeito corrupto e cheio de artimanhas.
Como a minissérie estava em evidência, Wilson Aguiar, aproveitando a popularidade do seu personagem, foi contratado por uma agência de publicidade para fazer o comercial do Castaniodo.

O vídeo conta a historinha de amizade entre dois fusquinhas, Sujinho e Polidinho...

15 de set. de 2009



Voa Byafra, voa

Esta eu capturei Época -blog bombou na web:

"Maurício Pinheiro Reis foi um dos nomes de maiores sucessos da década de 80. O inesquecível Biafra (que mais tarde mudou de nome para Byafra) embalava a trilha sonora de diversos bailes e boates da época, principalmente com seus dois maiores hits: Leão Ferido e o Sonho de Ícaro. Também foi ele o responsável pelos temas de abertura de diversas novelas.

Nos anos 90, Biafra deu uma sumida. Não conseguiu acompanhar a explosão de novas bandas de pop rock. Em 1998, ele mudou o nome de Biafra para Byafra. Mas não era nada ligado a questões de numerologia. Quem digitava o nome “Biafra” em buscadores, como o Google, encontrava nos primeiros resultados o nome do estado separatista da Nigéria, que existiu até 1970. Nada bom para um cantor ter seu nome associado a um personagem de um sangrenta guerra civil.

O ano é de 2009 e muitos artistas das antigas têm voltado a fazer sucesso. E nada como o hit Sonho de Ícaro para voltar aos velhos e bons tempos.

Voe, voe, Byafra!

(dica de Pri Fiorin, do blog Pangaré Pop)"



A dancinha do Felipão

Um vídeo que circula na internet vem revelando o outro lado do técnico Luis Felipe Scolari. Conhecido por ser um treinador 'durão', Felipão aparece dançando e totalmente descontraído no casamento de um jogador do Bunyodkor, clube que comanda no Uzbequistão. Confira e divirta-se. Detalhe: o homem é um dos técnicos mais bem pagos do mundo (cerca de 16,6 milhões de euros por ano).




Começa, nesta quinta-feira, no Sesc de São Paulo, uma exposição restrospectiva da obra do pai do fotojornalismo, o francês Cartier-Bresson, falecido, aos 95 anos, em 2004."A paixão pelo prosaico e pela fugacidade da vida são marcas profundas da obra bressoniana. Sua investigação não buscava a obtenção de fotografias grandiosas, mas sim, a descoberta da beleza e da delicadeza dos pequenos gestos cotidianos, reveladores da face humana", define o curador da exposição Eder Chiodetto.
Vejam alguma obras do mestre que revolucionou o olhar da fotografia jornalística.

14 de set. de 2009



O Google de olho na rua
Vocês estão lembrados de uma postagem que escrevi aqui, contando que deverá chegar em breve, no Brasil, mais um serviço do Google? O Street View que permite aos usuários ver imagens de satélite de praticamente qualquer lugar do planeta? O novo serviço mostrará o mundo da perspectiva das ruas, lugares, pessoas, lojas...
O Google do Japão produziu uma animação para explicar o funcionamento do Google Street View. O recurso, disponível no Google Maps, permite que o internauta viaje por várias cidades do mundo, sem sair do seu computador. Para isso, o Google possui carros equipados com uma poderosa aparelhagem para captação de imagens em sequência.
A animação foi muito bem produzida e consegue realmente passar a ideia de como o serviço funciona. Aqui no Brasil, o Google Street View é feito em parceria com a Fiat. São 30 automóveis Stilo que percorrem três cidades: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.O Google Street View já causou algumas polêmicas por, eventualmente, ferir a privacidade de pedestres. Para isso, a animação mostra como funciona a detecção de eventuais problemas na imagem, e como são corrigidos esses problemas.
Vejam, abaixo a animação do Google do Japão:


Woody Allen vem

filmar no Brasil

Woody Allen poderá vir filmar, no Brasil, em 2011. No próximo dia três de outubro, seus produtores, Stephen Tenen-baum e Letty Aronson, desembarcam em São Paulo e depois irão ao Rio de Janeiro, onde visitarão as possíveis locações para rodar o filme.
Por falar em Woody Allen, lembrei-me que o famoso diretor tem uma ligação, indireta, com o Brasil. Pois a voz de Carmen Miranda (embora ela não tenha nascido no Brasil, e sim em Portugal, mas brasileiríssima) ilustra um dos filmes mais importantes da carreira do cineasta: A Era do Rádio (Radio Days), de 1983. Na obra, Woody Allen rememora a nostalgia dos tempos áureos do rádio, nos primórdios do invento que revolucionou a história da comunicação, muito mais do que a internet, nos dias de hoje.
Vejam uma cena do A Era do Rádio, na qual Carmen Miranda canta South American Way
.

13 de set. de 2009



O filme A Queda! As últimas horas de Hitler, de 2004, em que o papel do líder nazista é interpretado pelo ator alemão Bruno Ganz, era a deixa para que mais de 600 paródias fossem criadas em todo o mundo e compartilhadas pelo You Tube. Na maior parte dos casos (uns mais, outros menos engraçados), a cena do anúncio da derrocada alemã, na sala de Hitler, foi a escolhida para ambientar qualquer motivo de chacotas. Veja, no vídeo acima, a gozação em cima da Globo, perdendo a audiência para a Record.